A hipertensão arterial (pressão alta) é um problema que acomete quase um quarto dos brasileiros, sendo que 50% dos atingidos são pessoas idosas. Embora tenha uma relação com fatores hereditários, sendo mais comum na mesma família, na realidade, o grande vilão é o estilo de vida.
Sedentários, com sobrepeso, que ingerem regularmente alimentos ricos em gorduras, diabéticos e aqueles que consomem alimentos com muito sal são os candidatos potenciais a desenvolver a pressão alta.
O excesso de sal na alimentação é o principal fator de risco para o aumento da pressão arterial. Em suma, o sal faz com que o corpo retenha mais água, causando o aumento na quantidade de sangue em circulação dentro dos vasos. Como resultado, a pressão fica desregulada. Isso ocorre devido a uma característica do cloreto de sódio, que é a de atrair para si as moléculas de água.
A hipertensão está caracterizada quando ela é igual ou superior a 14 por 9. Esse índice é representado pelas duas fases do movimento de contração e expansão das veias. A pressão máxima é a sistólica, que não deve ultrapassar 130 mmHg. A mínima é a diastólica, que deve ser inferior a 9 mmHg.
Como prevenir e controlar a hipertensão?
Em primeiro lugar, pessoas que se encontram no grupo de risco devem examinar regularmente a pressão. Neste grupo, estão inclusos:
- diabéticos;
- idosos;
- obesos ou com sobrepeso;
- alcoólatras;
- sedentários;
- pessoas que com maus hábitos alimentares.
Uma vez diagnosticada a pressão alta, o médico receitará medicação para o controle do distúrbio. O paciente deve ter a consciência de que precisa mudar seu estilo de vida, inclusive no que diz respeito às situações de estresse no dia a dia.
A prática de exercícios físicos é imprescindível para quem quer controlar a pressão arterial. Além de ajudar no controle do peso e estimular melhores hábitos alimentares, a prática esportiva melhora a condição do sistema cardiovascular.
Quanto à alimentação, deve-se evitar, além dos alimentos gordurosos, aqueles com muito sal, doces e frituras. A alimentação natural e balanceada é a indicação, com ênfase em frutas, legumes, verduras, cereais e carnes não gordurosas.
O cigarro é um hábito a ser eliminado, pois também contribui para o aumento da pressão arterial.
Sempre reiterando que essas medidas não devem se restringir a uma visão de tratamento, mas, sobretudo, de prevenção de doenças cardiovasculares. A adoção de determinadas rotinas, como as acima expostas, beneficia o corpo em diversos aspectos, reduzindo o risco de se adquirir diversas outras enfermidades.
A hipertensão é um mal silencioso, que não apresenta sintomas, mas pode ser o ponto de partida para quadros dramáticos, como o infarto ou o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Quer saber mais? Clique no banner!