Cada nova habilidade desenvolvida por um bebê é o aperfeiçoamento de uma anterior ou a combinação de outras já aprendidas. Ela segue uma sequência predeterminada porque acompanha o desenvolvimento do cérebro, que amadurece em etapas.
De acordo com pesquisas, o cérebro de um neném é 250% mais ativo que o de um adulto. Além de produzir a conexão entre os neurônios, chamadas de sinapses, mais rapidamente no 1º ano de vida do que em qualquer outro período.
Por isso, fizemos uma lista do que ocorre nos primeiros meses do desenvolvimento do pequeno, para saber o que esperar em cada uma dessas etapas.
Primeiras semanas do bebê
O bebê já vira a cabeça e consegue flexionar braços e pernas. Além disso, ele se comunica por meio do choro, para mostrar as próprias necessidades.
1º mês
Levanta a cabeça, consegue olhar fixamente para rostos e seguir as pessoas com o olhar. Ademais, reage a estímulos de som e luz. Além disso, fica com as pernas mais esticadas e movimenta o corpo em resposta à voz. Por fim, ele fica mais atento, chora pouco e fica mais ligado à mãe.
2º mês
Aos 2 meses, o pequeno consegue levantar a cabeça quando está deitado de barriga para baixo. Além disso, ele consegue dar o sorriso social, aquele que demonstra a alegria. Emite sons em resposta às vozes e vocaliza sons como “agu” e “arru”.
3º mês
Ele agora já é capaz de sustentar totalmente a cabeça e, quando está deitado, consegue levantar o tronco. Interage com as pessoas por mais tempo e emite sons espontâneos, parecidos com vogais, como “aaa” e “ééé”. A ligação com a mãe fica ainda maior, reconhecendo o rosto, o cheiro e a voz dela.
4º mês
Com 4 meses, ele já dá gargalhada e pode resmungar ou chorar quando é afastado das pessoas com quem convive mais. Também responde com sons quando alguém fala com ele. Estica o braço, pega objetos e os leva até a boca. Consegue apoiar o peso nas pernas e, quando é colocado de pé, empurra o local onde está apoiado. Como já está mais “durinho”, gosta de ficar sentado com suporte total do tronco.
5º mês
Aos 5 meses, já consegue segurar os pés e se distrair com eles. Ele também distingue cores primárias (azul, amarelo e vermelho). Vira na direção de barulhos novos e reconhece o próprio nome.
6º mês
Com 6 meses, o pequeno se vira sozinho e rola nas 2 direções quando deitado. Senta com apoio e transfere objetos de uma mão para a outra. O bebê também vai em direção às pessoas que lhe estendem as mãos, mas ainda prefere o colo da mãe.
Nessa fase começa ainda a chamada lalação, quando ele emite sons formados por sílabas repetidas. Outro destaque é que já pode estar pronto para comer alimentos sólidos.
Quer saber mais? Clique no banner!