Normalmente, exercemos controle sobre nossa bexiga e só urinamos quando desejamos e não quando a vontade surge. Contudo, esse controle não nasceu conosco, ele foi adquirido durante o nosso desenvolvimento. Por isso, as crianças estão mais sujeitas a fazer xixi na cama. Você já sofreu com esse problema? Seu filho já passou por isso? Sabe por que ocorre? Então, leia nosso artigo sobre o assunto.
O que é enurese?
Enurese é o termo utilizado na medicina para definir a doença que tem como principal sintoma o xixi na cama. Apesar de ser comum em crianças, também pode afetar os adolescentes e adultos. O controle que nos permite segurar a vontade de urinar é feito pelo esfíncter uretral. Normalmente, as crianças e os idosos são os que apresentam mais dificuldade em ter o controle desse músculo. Diferentemente da incontinência urinária, a enurese é mais frequente na infância e a vontade de urinar surge durante o sono, sendo uma condição involuntária. A enurese pode se manifestar de duas maneiras. A primária ocorre continuamente e a criança faz xixi na cama todas as noites. É o tipo mais comum de manifestação. A secundária ocorre quando a criança controla a bexiga, mas molha a cama, no mínimo, a cada 6 meses.Quais são as causas do xixi na cama?
A principal hipótese indica que a causa seja uma imaturidade neurofisiológica, ou seja, a criança tem o mal desenvolvimento da área do cérebro responsável pela aprendizagem, dificultando a ação de controle dos esfíncteres. Outras causas de enurese em crianças são:- Falta de sensação de bexiga cheia;
- Baixo nível do hormônio antidiurético (ADH);
- Distúrbios do sono.
- Desgaste da musculatura que controla a urina;
- Urinar em excesso (poliúria);
- Infecção urinária;
- Consumo excessivo de diuréticos, álcool ou café;
- Uso de medicamentos para dormir;
- Diabetes;
- Estresse e ansiedade;
- Problemas neurológicos.